É essencial você descobrir num conflito o que você realmente quer
- Dialogue Câmara de Mediação
- 14 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
O Mediador segue regras e princípios durante as sessões de Mediação. Mas há percepções próprias que fazem a diferença.
É possível você mesmo encontrar a solução para seu conflito com a outra parte tendo o auxilio de um Mediador. A grande vantagem é que a solução é obtida pelos participantes da Mediação, sem que a Justiça determine o que você tem que fazer. O que for decidido tem valor de sentença após sua homologação ou registro e pode ser executado em caso de descumprimento.
Chamamos a atenção para uma passagem do livro o Palhaço e o Psicanalista de Cristian Dunker e Cláudio Thebas: "Entrar em contato com o desconhecido sem se sentir ameaçado por ele é o que esperamos de alguém disposto a nos ouvir e se surpreender com o que dizemos, como se fosse uma viagem feita com palavras."
É essencial você descobrir num conflito o que você realmente quer. Pode ir desde uma solução que lhe de paz até o desejo de uma vingança ou um pedido de desculpas. Durante a Mediação essas situações podem ficar mais claras e a partir daí você terá condições de sentir-se mais apto a tomar suas decisões.
Ter a possibilidade de acolher as demandas alheias não quer dizer que você terá de acatá-las, mas poderá auxiliar na solução do problema. Saber acolher é muito pessoal, mas os demais instrumentos para resolução de um conflito podem ser encontrados na Mediação.





Comentários